• Insights

24 jan 2022

Veja alguns dados do mercado de Licitações no Brasil em 2021

Por Felipe Cilivi

Consultor de Licitações da Vuello Consultoria. Graduado em Direito.

Um dos maiores desafios dos empresários – principalmente após o surgimento da covid-19 – é buscar novas oportunidades para seus negócios. Uma delas, que por muitas vezes é ignorada pelas empresas, é o fornecimento de bens e/ou serviços para o governo.

São milhares de oportunidades lançadas mensalmente, com editais de licitação das mais variadas esferas governamentais. Em 2021, somente no âmbito federal, os valores de compras homologadas ultrapassaram R$129 bilhões de reais. Já no Paraná, os valores ultrapassaram 15 bilhões de reais no mesmo ano.

É importante desmistificar a compreensão de que as licitações são voltadas somente para grandes empresas. Na realidade, segundo dados do governo federal, 69,48% do valor das contratações em 2021 foram em processos com participação de Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte.

Além disso, o mesmo gráfico traz que a quantidade de empresas participantes homologadas foi de menos de 100 mil. Fazendo uma comparação com dados do Sebrae que indicam a existência de mais de 20 milhões de empresas ativas no país, a concorrência ainda está longe de ser comparada com o varejo/atacado tradicional.

Isso ocorre porque as necessidades variam desde material de expediente, como canetas, borrachas, papel, até maquinários pesados, carros dos mais variados valores e inclusive aviões. Ou seja, há espaço para qualquer empresa de pequeno a grande porte.

Acesse o nosso E-book e saiba mais sobre esse mercado bilionário do Brasil:

Não perca essa oportunidade! Quer participar de processos de licitações? Converse com a gente!

Compartilhar: