Veja alguns dados do mercado de Licitações no Brasil em 2021
Por Felipe Cilivi
Consultor de Licitações da Vuello Consultoria. Graduado em Direito.
Um dos maiores desafios dos empresários – principalmente após o surgimento da covid-19 – é buscar novas oportunidades para seus negócios. Uma delas, que por muitas vezes é ignorada pelas empresas, é o fornecimento de bens e/ou serviços para o governo.
São milhares de oportunidades lançadas mensalmente, com editais de licitação das mais variadas esferas governamentais. Em 2021, somente no âmbito federal, os valores de compras homologadas ultrapassaram R$129 bilhões de reais. Já no Paraná, os valores ultrapassaram 15 bilhões de reais no mesmo ano.
É importante desmistificar a compreensão de que as licitações são voltadas somente para grandes empresas. Na realidade, segundo dados do governo federal, 69,48% do valor das contratações em 2021 foram em processos com participação de Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte.
Além disso, o mesmo gráfico traz que a quantidade de empresas participantes homologadas foi de menos de 100 mil. Fazendo uma comparação com dados do Sebrae que indicam a existência de mais de 20 milhões de empresas ativas no país, a concorrência ainda está longe de ser comparada com o varejo/atacado tradicional.
Isso ocorre porque as necessidades variam desde material de expediente, como canetas, borrachas, papel, até maquinários pesados, carros dos mais variados valores e inclusive aviões. Ou seja, há espaço para qualquer empresa de pequeno a grande porte.
Acesse o nosso E-book e saiba mais sobre esse mercado bilionário do Brasil:
Não perca essa oportunidade! Quer participar de processos de licitações? Converse com a gente!