• Insights

23 jun 2022

Você sabe qual é a importância da Tecnologia da Informação para as empresas?

A tecnologia da informação é uma área de conhecimento que se dedica a desenvolver soluções com base em recursos computacionais no intuito de viabilizar a produção, o armazenamento, o acesso, o processamento, a comunicação, a segurança e o uso de dados e informações. Sabendo disso, o investimento em tecnologia da informação passou a ter um valor estratégico para as organizações.

Ter um departamento de tecnologia da informação interno se tornou um diferencial no mundo corporativo atual. Em 2019, segundo um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), houve um crescimento de 6,7% do setor global de TI. Já no Brasil, o crescimento foi ainda maior: 9,8%.

Exemplos desse crescimento que podemos notar na prática é a digitalização de processos e documentos e a utilização de inteligência artificial, fenômeno que tomou conta das organizações nos últimos anos. De acordo com o relatório da ABES, é previsto um crescimento anual de 46,2% no uso da IA nas empresas.

O estudo ainda demonstra a importância da área de TI para as empresas, que  dependem cada vez mais das tecnologias para realizar tarefas diárias e, com isso, aumenta a demanda por profissionais de TI. 

Isso porque a possibilidade de contar com um time de profissionais especializados em tecnologia da informação dentre os colaboradores contribui para que a empresa possa solucionar eventuais problemas de forma ágil e elaborar estratégias que facilitam os processos e, por conseguinte, ajudam a gerar mais lucro para a empresa.

Um departamento de TI internalizado traz diversos benefícios, entre os quais podemos destacar: 

– aumento da produtividade;

– melhoria na comunicação;

– maior segurança de informações;

– aumento da disponibilidade nos sistemas de informações;

– maior competitividade de mercado;

– otimização de processos;

– redução de custos operacionais;

– aumento da agilidade na execução de tarefas cotidianas;

– ampliação da capacidade de atender as demandas do mercado; 

– previsão de cenários;

– análise de dados estratégicos;

– tomada de decisões mais assertivas.

Esses são só alguns pontos positivos que a tecnologia da informação pode trazer para a empresa. É inegável que a tecnologia da informação já tem espaço desde o suporte nos processos, até as tomadas de decisões e a evolução constante desse setor promete impactar ainda mais o mundo corporativo. 

FONTE: Foxmanager

Compartilhar:

INSTAGRAM @VuelloConsultoria

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux